Sobre o curso

O engenheiro de computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas computacionais e os seus aplicativos de Software. Seu principal objeto de trabalho é o desenvolvimento de sistemas compostos de hardware e Software, e assim usar toda a tecnologia de IOT.

Oportunidades de Carreira

O setor de Tecnologia da Informação é um dos que mais crescem no país e no mundo. Hoje, sua maior demanda encontra-se na área de big data, na qual o engenheiro da computação pode atuar desenvolvendo algoritmos para análise de dados digitais, melhorando o desempenho dos negócios de empresas dos mais variados ramos. Outra atividade que tem absorvido muitos profissionais é o desenvolvimento de aplicativos para smartphones.

Na Faculdade Matias Machline, além da formação atual e conectada às necessidades do mercado, o aluno tem a possibilidade de estudar com quem realmente atua na área, pois nosso corpo docente, além de toda a formação de caráter técnico, é formado por profissionais valorizados pelo mercado. Isso possibilita o aumento do networking e a experiência de estar inserido num dos mais importantes polos industriais do país. 

Resultados de Aprendizagem

A estrutura pedagógica do curso de Engenharia da Computação da Faculdade Matias Machline proporciona uma ampla formação aos egressos. A construção do arcabouço teórico, proporcionada por aulas consistentes, conduzidas por professores de alto nível técnico, fornece as bases para que as atividades práticas sejam realizadas com competência. Por meio de metodologias ativas de ensino, em que se coloca o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem, são desenvolvidas habilidades, competências e atitudes que permitirão o seu ingresso no mercado de trabalho em posições com alto nível de competitividade.

Programação

1º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Compreender os principais fundamentos da Engenharia para identificar as diferentes formas de atuação profissional, com senso crítico, empatia e respeito à diversidade social.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
Introdução à Engenharia
40
Física I
80
Programação Fundamental
80
Pensamento Matemático
40
Desenho Básico
40
Sociologia
40
Leitura Interpretação de Textos
40
Macro Projeto I
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

Gamificação nos Processos de Comunicação

2º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Compreender a aplicação da
linguagem de código e compreender
as propriedades mecânicas, térmicas
e elétricas dos materiais na
engenharia e seus impactos no meioambiente.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
Linguagem de Código
40
Cálculo II
80
Física II
80
Matemática Vetorial
80
Ciências do Ambiente
40
Química de Base
40
Macro Projeto II
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

Tecnologia e inovação em manifestações culturais

3º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Analisar os circuitos elétricos obtendo sua modelagem com base dos fundamentos da eletricidade e magnetismo, e analisar algoritmo elementares e suas aplicações na computação.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
CIRCUITOS ELÉTRICOS
80
Eletricidade e Magnetismo
80
Algoritmos e Estrutura de Dados I
80
Equações Diferenciais
80
Visão Econômica
40
Macro Projeto III
40
Macro Projeto III
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

Meio Ambiente e Sustentabilidade.

4º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Integrar conhecimentos de estrutura
dos computadores, programação de
hardware, para colaborar no
conhecimento da elaboração e de
projeto, bem como as interfaces.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
MICROELETRÔNICA
40
Algoritmos e Estrutura de Dados II
80
Análise de Algoritmos
80
Eletrônica Digital
40
Lógica Matemática
40
Cálculo Numérico
40
Modelos Computacionais
40
Macro Projeto IV
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

Dispositivos Móveis para o Fomento do Trabalho.

5º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Integrar conhecimentos de estrutura
dos computadores, programação de
hardware, para colaborar no
conhecimento da elaboração e de
projeto, bem como as interfaces.s.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES
80
Modelagem e Projeto de Sistemas
80
Eletrônica Analógica
80
Sistemas Digitais e Circuitos Integrados
80
Tecnologias Aplicadas
40
Macro Projeto V
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

Potencialização do Polo Industrial de Manaus.

6º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Compreender os principais fundamentos da computação para ser capaz de modelar, elaborar, projetar e simular sistemas computacionais .

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS
80
Programação Orientada a Objetos
80
Redes Computacionais
80
Sistemas Operacionais
80
Probabilidade e Estatística
40
Macro Projeto VI
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

Projeto de Sistemas Computacionais e Estudos por Simulações.

7º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Implementar sistemas computacionais completos e independentes, que serão encarregados de executar operações, processos, sistemas de acordo com a função determinada.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
SISTEMAS EMBARCADOS
80
Controle de Processos
80
Projeto Industrial
40
Processamento Digital de Sinais
40
Sistemas Distribuídos e Paralelos
40
Metodologia do Trabalho Cientifico
40
Macro Projeto VII
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

A Manufatura Aditiva nos Ambientes Educacionais.

8º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Desenvolver habilidades na integração de tecnologias emergentes, estratégias de gestão de projetos e na promoção eficaz da interação entre sistemas e usuários.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
80
Engenharia de software
80
Banco de Dados
80
Interação Humano Tecnológica
40
Gestão de Projetos
40
Introdução à Administração
40
Macro Projeto VIII
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
410

MACROPROJEto de aprendizagem

A Indústria e a Saúde 4.0.

9º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Avaliar os sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controlados por circuitos integrados, para projetar sistemas mecânicos motorizados controlados por circuitos elétricos.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
ROBÓTICA
80
Eletiva I
80
Higiene e Segurança do Trabalho
80
Desafio Alfa – Engenharia da Computação
60
Mentoria de Estágio – Engenharia da Computação
40
Eletiva II
40
MENTORIA
10
SUBTOTAL
390

10º PERÍODO

COMPETÊNCIA GERAL DO PERÍODO

Construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, para projetar sistemas inteligentes.

UNIDADES DE APRENDIZAGEM CH
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
80
Eletiva III
80
Paradigmas de Linguagens de Programação
80
Desafio final – Engenharia da Computação
80
MENTORIA
10
SUBTOTAL
330
COMPONENTES CURRICULARES HORAS TOTAIS
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
3.900
ESTÁGIO CURRICULAR
200
MENTORIA DISCENTE
100
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
TOTAL GERAL
4.400
UNIDADES DE APRENDIZAGEM ELETIVAS HORAS TOTAIS
LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais)
80
Política Industrial e de Inovação
80
Inglês Instrumental
80
Computação Gráfica
80
Natureza e Energia
80
Projetos Elétricos Prediais
80
Ambiente Fabril
80
Desenvolvimento de Jogos
40
Manufatura Aditiva e Modelagem 3D
40