Experiência Faculdade Matias Machline

A experiência de estudar em uma instituição que nasce com a perspectiva de uma formação completa e contemporânea permite que nossos alunos tenham uma formação ampla e voltada para a realidade do mercado de trabalho.

O currículo foi cuidadosamente pensado, de forma a trazer para a sala de aula aquilo que é exigido pelas maiores empresas nacionais e internacionais. E, não poderia ser diferente, esse currículo é trabalhado por meio de aulas dinâmicas, com a adoção de metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem. As atividades de estudo permitem a produção de conhecimentos concretos, que serão, de fato, úteis para a vida do estudante. Muito mais do que reproduzir teorias, nossos alunos são levados a buscar novas soluções para os problemas do “mundo real”, de forma criativa e responsável.

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), metodologia que norteia nosso projeto pedagógico, permite que o aluno desenvolva as habilidades necessárias ao profissional do futuro: liderança, tomada de decisão, comunicação, comprometimento, visão estratégica, capacidade de adaptação, pensamento sustentável. O egresso, portanto, chega ao mercado como um profissional capaz de responder às mais diversas demandas, uma vez que já vivenciou, na prática, aquilo que lhe será exigido no mundo do trabalho.

Pedagogia Inovadora

01.

Metodologias ativas: o trabalho pedagógico desenvolve-se a partir da perspectiva do aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem. Sala de aula invertida, peer instruction, rotação por estações, estudos de caso: por meio de diferentes estratégias os alunos são expostos a situações que enfrentarão em seu dia-a-dia, buscando soluções criativas para as questões que lhes são apresentadas.

02.

Diferentes espaços de aprendizagem: a sala de aula tradicional é ampliada para outros espaços em que a criatividade e a inovação passam a ser o principal foco do trabalho. Laboratórios, biblioteca, ambientes ao ar livre: todos os espaços passam a oferecer possibilidade de aprendizagem. A aprendizagem passa a acontecer para além das paredes da sala de aula, favorecendo o desenvolvimento de diferentes habilidades pelos estudantes.

03.

A Faculdade Matias Machline compreende que o processo de ensino-aprendizagem é uma troca de saberes, entendendo que o aluno tem o acesso facilitado às novas tecnologias e ao conhecimento, que deve ser alinhado ao conhecimento técnico do docente. O aluno é o centro do processo e o docente tem papel de orientador e mentor. Para garantir a qualidade de ensino, a instituição contará com projetos que contribuirão para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, tendo apoio e orientação da Coordenação Pedagógica.

04.

O trabalho por projetos leva ao desenvolvimento do pensamento científico. Ao sistematizar suas propostas para que possam ser concretizadas, os estudantes mobilizam diferentes habilidades, que serão requeridas em sua vida profissional. O trabalho por meio de processos como o design thinking, possibilita que, de forma colaborativa, os alunos possam encontrar soluções para os cases apresentados, discutindo estratégias que poderão aplicar, futuramente, em suas atividades profissionais.

Comunidade FMM

A comunidade acadêmica, formada por alunos, professores, coordenação de cursos e todos os demais envolvidos nos processos educativos da Faculdade Matias Machline, funciona como um todo complexo, no qual cada parte é fundamental, e que trabalha em prol do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. É por ela e para ela que são desenvolvidos os projetos que fazem com que o ensino oferecido seja de excelência e que nossos alunos saiam preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Students Doing Homework Together At Home, Faculdade Matias Machline

Diferenciais FMM

  • Aprendizagem por projetos

    As atividades de estudo para o desenvolvimento das competências e habilidades serão sempre organizadas por meio de Projetos de Aprendizagem Semestral, denominados macroprojetos, ou seja, cada período curricular é organizado em torno de um projeto temático que unifica as demais unidades de aprendizagem. Os projetos trabalhados em cada semestre desafiam o aluno a questionar situações complexas do mundo real e os produtos gerados desses estudos são frutos da convergência dos diferentes conteúdos estudados, ficando claro para o aluno como as teorias e ciências são aplicadas no campo profissional.

  • Estudos em times

    Como no mundo real, os alunos realizam as atividades em times de projeto, a construção e aplicação do conhecimento acontece coletivamente a partir da interação entre os diferentes agentes envolvidos no processo de aprendizagem. Com uso de diferentes ferramentas de gestão, os alunos são desafiados e lidar com a diversidade de perfis pessoais e profissionais, constituindo-se ricas oportunidades de desenvolvimento das competências interpessoais e intrapessoais, para além das cognitivas.

  • Professor mentor

    O aluno é o centro do processo e o docente tem papel de orientador e mentor, ele atua como um mediador da construção da aprendizagem, que se dá por movimentos ativos do aluno. O processo de ensino-aprendizagem é uma troca de saberes, considera-se que o que o aluno tem o acesso facilitado às novas tecnologias e à informação e esse contexto deve caminhar alinhado ao conhecimento técnico e orientativo do docente.

  • Espaços de aprendizagem

    Ao longo do curso os alunos farão uso de Estúdios de Aprendizagem, em substituição às salas de aula. Os Studio são espaços ativos, coloridos, flexíveis, colaborativos e informativos, tornando a experiência do aluno agradável, ativa e humanística, distanciando-se de um conceito clássico de instalações educacionais. Além disso, todos os espaços são considerados lugares de aprendizagem: espaços abertos, fechados, institucionais, empresariais, comunitários, naturais e construídos, as atividades curriculares podem ocorrer em todos os lugares, constituindo-se uma experiência flexível, autônoma e agradável para o aluno.

  • Programa de monitoria

    Cada aluno, ao iniciar na Faculdade Matias Machline, passa a dispor de um professor em particular (chamado de professor-mentor) que será responsável por acompanhar e orientar toda sua trajetória acadêmica. Na mentoria, o aluno realiza uma avaliação diagnóstica e a partir de então, traça metas para sua trajetória acadêmica e profissional. O aluno será acompanhado periodicamente por seu professor - mentor, que o ouvirá quanto às suas dificuldades na aprendizagem de conteúdos e em seus aspectos socioemocionais, orientando-o para a realização de atividades extracurriculares que o desenvolvam em suas habilidades e competências.